Posso estar errado. Posso realmente não estar fora da prisão, talvez eu esteja me enganando. Posso eu mesmo ser o carcereiro! Ninguém jamais poderá estar seguro sobre isso. Assim, trata-se de um jogo de azar, uma questão de confiança. A confiança é sempre um jogo de azar.
Se você decidir por si mesmo parar de fumar e não disser nada a ninguém, há 99 chances entre cem de que você continuará a fumar. Alguém mais decide parar de fumar, e ele diz a seus amigos. Há noventa chances entre cem de que ele continuará a fumar. A terceira possibilidade é juntar-se, a pessoa, a uma sociedade de não-fumantes. Agora há 99 chances entre cem de que ela parará de fumar.
Gurdjieff costumava dizer que, se você quiser fazer algo, deveria encontrar alguns amigos para que possam fazê-lo juntos. E como se você estivesse preso em uma cadeia; você deseja escapar, mas escapar sozinho seria muito difícil. Se você organizasse uma quadrilha, a possibilidade aumentaria; juntos, vocês poderiam imobilizar o guarda, mas sozinho seria muito difícil. Juntos, vocês poderiam quebrar a parede, mas sozinho seria muito difícil. Mas ainda haveria a possibilidade de você não ser bem-sucedido, porque sua quadrilha seria uma pequena quadrilha de prisioneiros impotentes. As forças que administram a cadeia seriam maiores do que vocês.
O melhor é estabelecer contato com as pessoas que estão fora, que já estão livres, que não estão na cadeia, que podem fornecer coisas a você, que podem lhe dar o mapa, que podem subornar os guardas, que podem levar o carcereiro a um piquenique.