Passamos por cima de nosso coração, entramos em nossa cabeça diretamente, sem nos mover através do coração. Escolhemos um atalho. O coração foi negligenciado, ignorado, porque ele é um fenômeno perigoso.
O coração é incontrolável, e sempre tememos algo que seja incontrolável. A cabeça é controlável, ela está dentro de você, em suas mãos, e você pode manipulá-la. O coração é maior do que você.
A cabeça está dentro de você, e o mesmo não é o caso com o coração; você está dentro dele. Quando o coração desperta, você ficará surpreso ao descobrir que você é apenas um minúsculo ponto dentro dele. O coração é maior do que você, ele é vasto. E sempre tememos nos perder em algo vasto.
A função do coração é misteriosa, e o mistério naturalmente o deixa apreensivo. Quem sabe o que irá acontecer! E como você irá enfrentá-lo? No que se refere ao coração, você nunca está preparado.
Com o coração, as coisas acontecem inesperadamente. Estranhos são os seus caminhos; assim, o ser humano decidiu se desviar dele, ir diretamente para a cabeça e através dela contatar a realidade.