Esta é minha observação: nunca deveríamos fazer esforço para mudar algo, porque esse esforço irá tornar as coisas difíceis, e não fáceis.
Sua mente está apegada a algo, e agora a mesma mente tenta se desapegar. No máximo ela pode reprimir, mas isso nunca poderá se tornar um autêntico desapego. Para acontecer o autêntico desapego, a mente precisa entender por que o apego está presente. Não há necessidade de ter pressa em abandoná-lo; em vez disso, perceba por que ele está presente. Apenas investigue o mecanismo, como ele funciona, como ele entrou, em que circunstâncias, que inconsciência o ajudou a estar presente. Entenda tudo o que está ao redor e não tenha pressa em abandoná-lo, porque as pessoas que têm pressa em abandonar alguma coisa não dão a si mesmas tempo suficiente para entendê-la.
Uma vez entendida, subitamente você perceberá que ela está escapando de suas mãos; portanto, não há necessidade de abandoná-la. Com exceção da incompreensão, nada desencadeia a sua presença. Algo foi mal entendido, por isso ele está presente . Compreenda-o corretamente, e ele desaparecerá. O que está criando problemas é como a escuridão. Traga-lhe luz, e luz simplesmente, porque, com a própria presença da luz, a escuridão deixa de existir.