113 - Bravura

Ensinaram-lhe muitos ideais que exaltam o ego: "Seja valente." Que tolice! Como uma pessoa inteligente pode evitar o medo?

Todos estão amedrontados - precisam estar. A vida se apresenta de tal modo que você precisa estar. E as pessoas se tornam destemidas não por se tornarem valentes - porque pessoas valentes somente reprimiram seus medos, elas não são realmente destemidas.

Uma pessoa se torna destemida ao aceitar seus medos. Não é uma questão de valentia. É simplesmente perceber os fatos da vida e reconhecer que os medos são naturais. Você os aceita! O problema surge quando você deseja rejeitá-los. Ensinaram-lhe muitos ideais que exaltam o ego: "Seja valente ." Que tolice! Como uma pessoa inteligente pode evitar o medo? O motorista de ônibus buzina, e você fica no meio da estrada, destemido; ou um touro o ataca, e você fica parado, destemido isso seria estupidez! Uma pessoa inteligente precisa sair do caminho. Ou, se não houver coisa alguma na estrada e você também fica com medo e começa a correr, existe aí um problema; fora isso, o medo é natural.

Não é que deixará de haver medos na vida. Você virá a saber que 90 % de seus medos são apenas imaginação. Cerca de 10 % deles são
reais, e você precisa aceitá-los. Torne-se mais compreensivo, sensivel e alerta, e isso será suficiente. Você ficará consciente de que po-
derá usar seus medos como degraus.


Amor (52)
Meditação (32)
Liberdade (25)
Consciência (21)
Aceitação (18)
Ego (16)
Medo (14)
Silêncio (14)
Vida (11)
Responsabilidade (9)
Felicidade (9)
Presente (9)
Verdade (9)
Mente (9)
Ser (9)
Transformação (8)
Bem-aventurança (8)
Raiva (7)
Deus (7)
Experiência (7)
Ignorância (6)
Crescimento (6)
Harmonia (6)
Culpa (6)
Coração (6)
Natureza (5)
Energia (5)
Observar (5)
Novo (5)
Aceitar (5)
Entrega (5)
Interior (5)
Decidir (5)
Autenticidade (5)
Percepção (5)