O mais importante a se lembrar é que conhecimento não é sabedoria, e não pode ser; não somente isso, ele é anti-sabedoria, é a barreira que impede a sabedoria de surgir.
Conhecimento é a moeda falsa, o embusteiro, Ele finge saber. Ele nada sabe, mas pode enganar pessoas ele está enganando milhões de pessoas. E ele é muito sutil; a menos que você seja realmente inteligente, nunca ficará consciente desse fato. E ele está muito profundamente enraizado, porque desde nossa infância fomos condicionados a ele.
Conhecer significa acumular, coletar informação, coletar dados, Ele não o transforma você permanece o mesmo, apenas sua coleção de informação se torna maior e maior. A sabedoria o transforma, ela é realmente in-formação, e não apenas "informação" - ela forma seu ser interior de uma nova maneira. Ela é transformação, ela cria uma nova qualidade de perceber, de saber, de ser. Portanto, é possível para uma pessoa não estar de maneira nenhuma informada e, ainda assim, ser sábia. Também é possível para uma pessoa estar muito informada e, ainda assim, não ter nada de sábia.
Na verdade, foi isto que aconteceu no mundo: as pessoas se tornaram mais educadas, mais letradas. A educação universal está disponível e muitas pessoas se tornaram cultas, e a sabedoria se perdeu. O conhecimento se tornou tão facilmente disponível - quem se importa com sabedoria? Sabedoria leva tempo, energia, devoção, dedicação.