Noventa por cento das atividades das pessoas são completamente inúteis; e não apenas inúteis, mas danosas também. O que você chama de vida social – encontrar-se com pessoas, relacionar-se, conversar – é praticamente tudo lixo. É bom que isso seja abandonado; quando você ficar um pouco alerta, isso será abandonado!
É como se você estivesse com uma febre alta – 42 graus – e estivesse gritando e se debatendo em sua cama. Depois a temperatura abaixa para 36 graus – normal – e você acha que tudo da vida se foi, porque você não está mais se debatendo, não está mais dizendo que sua cama está voando no céu, que fantasmas estão à volta. Você não está mais delirando. Certamente parecerá um pouco pobre, porque todas essas pessoas estavam à sua volta e você estava voando no céu e conversando com deuses, e agora tudo se foi e você está apenas normal!
É isso que acontece quando a socialização é deixada para trás: o delírio se foi – você está se tornando normal. Em vez de conversar por todo o dia, fotos desnecessárias, risadas e falar repetidamente. Você pode não falar muito, pode se tornar uma pessoa mais silenciosa, porque nessas poucas palavras serão significativas. E agora uma coisa: essas palavras vão atingir o seu coração.
Você não precisa ter uma multidão à sua volta. Alguns relacionamentos profundos e íntimos são suficientes; eles são realmente preenchidos. Na verdade, pelo fato de as pessoas não terem relacionamentos íntimos, elas têm muitos relacionamentos para substituir. Mas não existe substituto para a intimidade real. Você pode ter mil amigos, mas isso não equivale a um amigo real. E é isto que as pessoas estão fazendo: elas acham que a quantidade pode se tornar uma substituta da qualidade. Não pode, isso nunca acontece.