Tudo aquilo que for pleno, torna-se belo. O parcial é feio, o pleno é belo. Assim, esteja inteiro em tudo o que você fizer, e o fato de estar inteiro transformará a própria qualidade do seu ser.
Essa é a alquimia da transformação, da transformação interior. Aceite e mova-se com o momento. Se você realmente se mover, não deixará vestígio. Se você realmente penetrar na raiva, acabará com ela, porque, quando entrar totalmente nela, ela acabará. Você estará então fora dela, completamente fora; não corrompido por ela.
Observe uma pequena criança ainda não corrompida pela sociedade. Quando ela está com raiva, ela está realmente com raiva; ela explode de raiva. É uma minúscula criança, mas ela se torna muito poderosa, como se fosse destruir o mundo todo. Ela fica vermelha e quente, como se estivesse pegando fogo. Observe a criança, quão bela ela é – tão viva. E no próximo momento, ela está brincando e rindo, e a raiva não está mais presente. Você nem mesmo pode acreditar que ela estava tão raivosa um momento atrás. Agora ela é tão amorosa, tão meiga – e um momento antes ela estava em chamas!
Essa é a maneira de viver. Você é, é e tão totalmente, que nunca fica vestígio de algum momento anterior. Você está sempre renascido e jovem, e o passado não é como um fardo sobre você. Chamamos isso de vida espiritual. A vida espiritual não é uma vida de disciplina, é uma vida de espontaneidade.