Alguns pais são necessários para mudar o mundo inteiro. Mas isso é difícil – você segue o padrão que seus pais lhe impuseram. Este é o problema que não podemos perceber: você não pode tolerar seus pais, mas está seguindo os mesmos padrões que eles seguiram.
O mundo será totalmente diferente se os pais puderem se tornar um pouco mais compreensivos. Eles não são, e ninguém pode lhes dizer coisa alguma, porque eles são muito amorosos – esse é o problema. Atrás do amor, muito do que não é amor insiste em se esconder. O amor se torna abrigo para muitas coisas que de maneira nenhuma são amor.
Seus pais devem ter sido muito amorosos e devem ter feito o que puderam. Eles devem ter pensado que estavam criando uma vida feliz para você. Mas ninguém pode fazer alguém feliz, ninguém.
Permita que seus filhos cresçam em liberdade. É claro que é arriscado, mas o que pode ser feito? A vida é um risco, mas cada crescimento é possível no perigo e no risco. Não os proteja demasiadamente ou eles se tornarão plantas de estufa – praticamente inúteis. Deixe que sejam selvagens, deixe que batalhem na vida, deixe que cresçam por si mesmos, e eles sempre serão gratos a você. E você sempre ficará feliz, porque, mais tarde, perceberá uma vivacidade neles.