294 - O Incognoscível

A mente é o conhecido, a meditação é ficar no desconhecido, e a divindade é o incognoscível – como um horizonte fazendo fronteira com o desconhecido. Quanto mais próximo você chegar, para mais distante ele recuará. Ele é sempre um arco-íris; você nunca pode apanhá-lo.

Você pode tentar alcançar o incognoscível – todo esforço deveria ser feito para alcançá-lo –, mas ele sempre é inatingível.

Deus é incognoscível, e porque o incognoscível existe, a vida é bela. Porque o impossível existe, a vida é uma aventura de descobrimento imensamente bela. Quando algo se torna conhecido, possível, ele perde seu significado. É por isso que no Ocidente a vida está perdendo mais significado do que no Oriente. Como a ciência levou-o a ser mais instruído, como a ciência colocou poeira sobre você, sua capacidade de se surpreender está ficando cada vez menor. Você está ficando praticamente insensível ao incognoscível. Esse é o único túmulo, a única morte – você achar que sabe. Permaneça sempre disponível ao desconhecido e ao incognoscível.


Amor (52)
Meditação (32)
Liberdade (25)
Consciência (21)
Aceitação (18)
Ego (16)
Medo (14)
Silêncio (14)
Vida (11)
Responsabilidade (9)
Felicidade (9)
Presente (9)
Verdade (9)
Mente (9)
Ser (9)
Transformação (8)
Bem-aventurança (8)
Raiva (7)
Deus (7)
Experiência (7)
Ignorância (6)
Crescimento (6)
Harmonia (6)
Culpa (6)
Coração (6)
Natureza (5)
Energia (5)
Observar (5)
Novo (5)
Aceitar (5)
Entrega (5)
Compreensão (5)
Interior (5)
Decidir (5)
Autenticidade (5)