A mente moderna se tornou muito racional; ela é pega na rede da lógica. Muitas repressões aconteceram porque a lógica é uma força ditatorial, totalitária. Quando a lógica exerce controle sobre você, ela mata muitas coisas.
A lógica é como Adolf Hitler ou Joseph Stalin; ela não permite que o oposto exista, e as emoções são opostas. O amor e a meditação são opostos à lógica. A religião é oposta à razão; assim, a razão simplesmente a massacra, a mata, a desenraíza. Então, de repente você percebe que sua vida não tem sentido, porque todo o sentido é irracional.
Primeiro você escuta a razão e depois mata tudo o que iria dar significado à sua vida. Quando você matou e está se sentindo vitorioso, repentinamente você se sente vazio. Agora, nada sobra em suas mãos, somente a lógica. E o que você pode fazer com a lógica? Você não pode comê-la, não pode bebê-la, não pode amá-la, não pode vivê-la. Ela é apenas lixo.
Se você tender a ser intelectual, será difícil. A vida é simples, não intelectual. Todo o problema da humanidade é a metafísica. A vida é tão simples como uma rosa - nada existe de complicado nela - e, ainda assim, ela é misteriosa. Embora nada haja de complicado nela, não somos capazes de compreendê-la através do intelecto. Você pode se encantar por uma rosa, pode cheirá-la, tocá-la, senti-la, mesmo sê-la, mas, se começar a dissecá-la, terá somente algo morto em suas mãos.