Há dois tipos de escravos: os extrovertidos e os introvertidos.
Uma pessoa que não está livre para se mover de acordo com o momento e com a situação é uma escrava. Existem dois tipos de escravos: os extrovertidos e os introvertidos. Os extrovertidos são os escravos do exterior. Eles não podem ir para dentro, esqueceram-se completamente da rota. Se você falar sobre ir para dentro, eles simplesmente olham para você desnorteados. Não entendem do que você está falando e acham que você está falando bobagem.
Uma pessoa que se tornou muito introvertida começa a perder a capacidade de se relacionar, a capacidade de responder e a capacidade de agir, e perde muito com isso. Ela fica fechada em si mesma; é como um túmulo. O extrovertido se torna o político, o introvertido se torna um escapista e ambos estão doentes, ambos são neuróticos.
Uma pessoa realmente saudável não está fixa em coisa alguma. Entrar e sair é apenas como inspirar e expirar, como a respiração entrando e saindo... Ela é livre em ambos e, ao ser livre em ambos, está além de ambos. Ela tem uma transcendência, é uma pessoa total.