A ideia de dominar surge a partir de um complexo de inferioridade, as pessoas dominam porque estão amedrontadas, porque estão incertas sobre si mesmas.
Existe uma história oriental muito famosa. Um cego está sentado sob uma árvore. Um rei vem, toca os pés do cego e pergunta: "Senhor, onde é o caminho para a capital?" Então, o primeiro-ministro do rei vem e, sem tocar os pés do cego, pergunta: "Onde é o caminho para a capital?" Vem a seguir um empregado, bate na cabeça do velho cego e pergunta: "Seu tolo, onde é o caminho para a capital?" O grupo do rei tinha se perdido.
Quando todos se foram, o cego começou a rir. Uma pessoa que estava por perto perguntou: "Por que você está rindo?" O cego respondeu: "Perceba, o primeiro homem devia ser um rei, o segundo devia ser o primeiro-ministro e o terceiro era um pobre guarda." O homem ficou perplexo e perguntou: "Como você pode saber! Você é cego!" O cego disse: "Apenas pelo comportamento deles. O rei estava tão seguro de sua superioridade que pôde tocar os meus pés. O empregado estava se sentindo tão inferior que precisou me bater. Ele devia estar em uma situação lastimável."
Não há necessidade de dominar, de maneira nenhuma.