A patologia humana existe porque precisamos transcender. Se você não puder transcender a humanidade, você se tornará patológico. Você tem uma capacidade interna para ir além, mas se não a permitir, ela se voltará contra você e se tornará destrutiva.
Todas as pessoas criativas são perigosas, porque, se não lhes for permitida a criatividade, elas se tornarão destrutivas.
Os seres humanos são os únicos animais criativos sobre a terra; nenhum outro animal é tão perigoso porque nenhum outro animal cria. Eles simplesmente vivem, têm uma vida programada e nunca saem da trilha. Um cachorro vive como um cachorro e morre como um cachorro. Ele nunca tenta se tornar um Buda e, é claro, nunca se extravia e se torna um Adolf Hitler. Ele simplesmente segue a trilha. Ele é muito conservador, ortodoxo, burguês; todos os animais, exceto os seres humanos, são burgueses.
Os seres humanos têm em si algo de excêntrico. Eles desejam fazer algo, ir a algum lugar, ser; e, se não lhes for permitido, se não puderem ser uma roseira, gostariam de ser uma erva daninha - mas gostariam de ser algo. Se não puderem ser budas, serão criminosos; se não puderem criar poesia, criarão pesadelos; se não puderem florescer, não permitirão que ninguém mais floresça.