A verdadeira religião diz respeito a este momento. Assim, se você estiver se sentindo triste, esse é o cipreste no jardim. Olhe para ele... apenas olhe. Não há mais nada a fazer.
Há uma história muito famosa sobre um mestre zen, Chou Chou.
Um monge lhe perguntou: "O que é a verdadeira religião?" Era noite de lua cheia, e ela estava despontando no horizonte. O mestre permaneceu em silêncio por um longo período; nada disse. E subitamente voltou a si e propôs: "Olhe para o cipreste no jardim." Uma agradável e fresca brisa estava soprando e brincando com o cipreste, e a lua acabara de surgir acima dos galhos. Era inacreditavelmente belo, era praticamente impossível ser tão belo. Mas o monge insistiu: "Essa não foi a minha questão. Não estou perguntando sobre o cipreste no jardim, sobre a lua ou sobre sua beleza. Minha questão nada tem a ver com isso. Estou perguntando o que é a verdadeira religião. Você se esqueceu da minha pergunta?" Novamente o mestre permaneceu em silêncio por um longo período. E de novo voltou a si e disse: "Olhe para o cipreste no jardim."
A verdadeira religião consiste no aqui e agora. A verdadeira religião diz respeito a este momento. Assim, se você estiver se sentindo triste, esse é o cipreste no jardim. Olhe para ele... apenas olhe. Não há mais nada a fazer. Esse olhar revelará muitos mistérios, abrirá muitas portas.