88 - Trabalho Equilibrado

Sua profissão deveria ser somente uma parte de sua vida. Ela não deveria sobrepor cada dimensão de sua vida, como normalmente ocorre. Um médico se torna médico praticamente vinte e quatro horas por dia. Ele pensa a respeito, fala a respeito. Mesmo quando está comendo, é médico. Enquanto está fazendo amor, é médico. Isso é loucura, é insanidade. Para evitar esse tipo de loucura, as pessoas escapam. Elas se tornam buscadoras espirituais vinte e quatro horas por dia. Novamente estão cometendo o mesmo erro, o erro de estar em algo vinte e quatro horas por dia.

O melhor arranjo é trabalhar no mundo, mas não se perder nele. Trabalhe por cinco ou seis horas e depois se esqueça de tudo sobre ele. Dê pelo menos duas horas para o seu crescimento interior, algumas horas para o seu relacionamento, para o amor, para seus filhos, para seus amigos, para a sociedade.

Meu esforço é o de ajudá-lo a estar no mundo e, ainda assim, ser um buscador. É claro, isso é difícil, porque haverá mais desafios e situações. É mais fácil ser ou médico ou buscador. Será difícil ser ambos, porque isso lhe apresentará muitas situações contraditórias. Mas crescemos em situações contraditórias. No tumulto, naquela colisão de contradições, nasce a integridade. Minha sugestão é que você trabalhe por cinco ou seis horas e use as horas restantes para outras coisas: para dormir, para a música, para a poesia, para a meditação, para o amor ou para simplesmente vadiar. Isso também é necessário. Se uma pessoa se torna demasiadamente sábia e não pode vadiar, ela se torna pesada, sombria, séria. Ela perde a vida.


Amor (52)
Meditação (32)
Liberdade (25)
Consciência (21)
Aceitação (18)
Ego (16)
Medo (14)
Silêncio (14)
Vida (11)
Responsabilidade (9)
Felicidade (9)
Presente (9)
Verdade (9)
Mente (9)
Ser (9)
Transformação (8)
Bem-aventurança (8)
Raiva (7)
Deus (7)
Experiência (7)
Ignorância (6)
Crescimento (6)
Harmonia (6)
Culpa (6)
Coração (6)
Natureza (5)
Energia (5)
Observar (5)
Novo (5)
Aceitar (5)
Entrega (5)
Interior (5)
Decidir (5)
Autenticidade (5)
Percepção (5)