Não existe nada que você possa fazer. A iluminação acontece quando ela acontece, mas pela sua ação você prepara o caminho.
Você não pode forçar a iluminação a acontecer. Ela não é algo que tenha causa e efeito. Mas você faz algo: você prepara o caminho para ela. Você pode fazer algo que pode atrapalhar o caminho – ela acontece quando acontece, mas, se você não estiver preparado, poderá se desviar dela, poderá nem reconhecê-la.
No curso natural da vida, muitas pessoas se aproximam dos primeiros vislumbres do satori, do samádi, da iluminação, mas elas não podem reconhecê-los porque não estão preparadas para eles. É como se um diamante muito grande fosse dado a alguém que nunca ouviu falar de diamantes. Ele achará que se trata de uma pedra, porque ele não tem como reconhecê-lo.
Você precisa se tornar uma espécie de joalheiro, para que possa reconhecer. Quando a iluminação acontece, ela acontece somente então. Não há como forçá-la ou manipulá-la. Você não pode fazer com que ela aconteça, mas, se acontecer, estará preparado para reconhecê-la. Se você interromper as meditações, sua preparação desaparecerá. Continue com as meditações para que você fique preparado; você está pulsando, está esperando, de tal modo que, quando ela passar a seu lado, estará aberto para recebê-la.