Quando você sabe como se relacionar – mesmo como se relacionar com as coisas – toda a sua vida muda.
Quando você coloca os sapatos, você pode se relacionar com aqueles sapatos de uma maneira muito amigável, ou você pode ser indiferente, ou mesmo antagônico. Para o sapato, nada será diferente, mas muito será diferente para você.
Não perca nenhuma oportunidade de ser amoroso. Mesmo ao colocar os seus sapatos, seja amoroso. Esses momentos em que você está repleto de amor o ajudarão. Relacione-se com as coisas como se elas fossem pessoas. E as pessoas estão fazendo justamente o oposto: relacionam-se com as pessoas como se elas fossem coisas. Um marido se torna uma coisa, um filho se torna uma coisa, uma esposa se torna uma coisa, uma mãe se torna uma coisa.
As pessoas se esqueceram completamente de que esses são seres viventes. Elas usam e manipulam. Mas você pode se relacionar até mesmo com as coisas como se elas fossem pessoas – mesmo com a cadeira você pode ter um certo relacionamento amoroso, e assim com as árvores, com os pássaros, com os outros animais e com as pessoas.
Quando a qualidade de relacionamento muda, toda a existência alcança uma personalidade, deixa de ser impessoal, indiferente – surge uma intimidade.