200 - Insegurança

O ser humano é uma flor delicada. Qualquer pedra pode esmagar você; qualquer acidente, e você desaparece. Uma vez entendido isso...

Quando você se sente muito amedrontado, o que fazer? A noite está escura, o caminho é desconhecido, nenhuma luz para iluminar o caminho, ninguém para guiá-lo, nenhum mapa, então o que fazer?
Se você quiser chorar e se lamentar, chore e lamente-se, mas isso não ajudará ninguém. Melhor aceitar e tatear no escuro. Desfrute enquanto você estiver vivo. Por que perder esse tempo almejando segurança, quando ela não é possível? Essa é a sabedoria da insegurança. Uma vez entendida, aceite-a e você se livra do medo.

Isso sempre acontece quando soldados vão à guerra e estão com muito medo, porque a morte está esperando por eles. Talvez nunca mais voltem. Tremem, não podem dormir, têm pesadelos. Sonham repetidamente que foram mortos ou mutilados. Mas, quando chegam à fronte, todo o medo desaparece ao perceberem que a morte está acontecendo, que pessoas estão morrendo, que outros soldados estão mortos, que seus amigos podem estar mortos, que bombas estão caindo e tiros estão passando – em vinte e quatro horas eles se acomodam e todo o medo desaparece. Eles aceitam a realidade; começam a jogar baralho enquanto as balas estão passando, bebem chá e o desfrutam como jamais o desfrutaram, pois aquela pode ser a última xícara. Contam piada e riem, dançam e cantam. O que fazer? Quando a morte está ali, ela está ali.

Isso é insegurança. Aceite-a, e ela desaparece.


Amor (52)
Meditação (32)
Liberdade (25)
Consciência (21)
Aceitação (18)
Ego (16)
Medo (14)
Silêncio (14)
Vida (11)
Responsabilidade (9)
Felicidade (9)
Presente (9)
Verdade (9)
Mente (9)
Ser (9)
Transformação (8)
Bem-aventurança (8)
Raiva (7)
Deus (7)
Experiência (7)
Ignorância (6)
Crescimento (6)
Harmonia (6)
Culpa (6)
Coração (6)
Natureza (5)
Energia (5)
Observar (5)
Novo (5)
Aceitar (5)
Entrega (5)
Interior (5)
Decidir (5)
Autenticidade (5)
Percepção (5)