247 - Inquietação

O ser humano foi criado pela natureza para aproximadamente oito horas de árduo trabalho. Aos poucos, à medida que a civilização progrediu e a tecnologia assumiu muito do trabalho humano, não temos muita coisa que requeira um árduo trabalho, e isso se tornou um problema.

No passado, as pessoas sofriam por não terem suficiente energia para lutar. Agora, estamos sofrendo por termos mais energia do que podemos usar. Isso pode se tornar inquietação, neurose, loucura. Se a energia estiver presente e não for usada corretamente, ela azeda, fica amarga. Criamos energia todos os dias, e ela precisa ser usada todos os dias. Você não pode acumulá-la, não pode ser avarento em relação a ela.

No passado, as pessoas trabalhavam duro como caçadoras e agricultoras. Aos poucos, esse tipo de trabalho diminuiu, e as sociedades estão mais ricas e têm cada vez mais energia; assim, a inquietação fatalmente estará presente. Daí os americanos serem as pessoas mais inquietas que existem no mundo, e parte disso se deve ao fato de eles terem a sociedade mais rica.

Deveríamos abandonar a ideia de utilidade, porque ela é do passado. Quando a energia era menor e o trabalho era maior, a utilidade tinha sentido. Agora ela não é mais um valor. Assim, encontre maneiras de usar sua energia jogos, caminhada, corrida e deleite-se com elas. Use a energia e se sentirá muito calmo. Essa calma será totalmente diferente da quietude forçada. Você pode se forçar, pode ter energia e reprimi-la, mas está sentado em um vulcão e existe um constante tremor por dentro. Quanto mais energia você usar, mais energia fresca estará disponível.


Amor (52)
Meditação (32)
Liberdade (25)
Consciência (21)
Aceitação (18)
Ego (16)
Medo (14)
Silêncio (14)
Vida (11)
Responsabilidade (9)
Felicidade (9)
Presente (9)
Verdade (9)
Mente (9)
Ser (9)
Transformação (8)
Bem-aventurança (8)
Raiva (7)
Deus (7)
Experiência (7)
Ignorância (6)
Crescimento (6)
Harmonia (6)
Culpa (6)
Coração (6)
Natureza (5)
Energia (5)
Observar (5)
Novo (5)
Aceitar (5)
Entrega (5)
Interior (5)
Decidir (5)
Autenticidade (5)
Percepção (5)