A clareza é da mente, a felicidade é do total. Tudo o que é vivo sempre é confuso. Somente coisas mortas são claras.
Não busque a clareza, ou começará a se apegar à sua infelicidade, porque a infelicidade é muito clara. Você vai a um médico e, se tiver alguma doença, ele poderá diagnosticá-la de uma maneira muito precisa. Ele pode diagnosticar se você tiver câncer ou mil e uma doenças diferentes. Mas, se você estiver saudável, o médico não tem o que diagnosticar. Na verdade, a ciência médica não tem como definir o que é saúde. No máximo, podem dizer que você não está doente, mas não podem ser muito explícitos sobre o que é a saúde. A saúde não pode ser compartimentada.
A felicidade é maior do que a saúde. A saúde é a felicidade do corpo, e a felicidade é a saúde da alma. Assim, não se preocupe com a clareza. Não estamos fazendo aritmética aqui; esqueça-se disso completamente. A confusão é caótica, certamente, até mesmo amedrontadora, mas a aventura e o desafio estão presentes. Aceite o desafio.
Focalize mais sobre a felicidade e esqueça-se da confusão, porque a confusão fatalmente existirá. Quando você estiver se movendo em um novo território que nunca experimentou, seus velhos padrões ficarão confusos. Escute a felicidade, deixe-a ser a indicadora, deixe-a decidir seu curso e mova-se nessa direção.