Assim lembre-se disto sempre: quando você tiver uma experiência contraditória - duas coisas que não se encaixam, que são diametralmente opostas uma à outra -, ela deve ser real; você não poderia imaginá-la. A imaginação nunca é tão ilógica.
A fantasia é muito lógica, e a realidade é muito ilógica. Assim, sempre que a realidade aflorar, ela terá ambas as polaridades em si - esse é um dos critérios da realidade. Se ela não tiver ao mesmo tempo ambas as polaridades, ela será uma construção da mente. A mente não corre riscos e sempre cria algo consistente. Em si mesma, a vida é muito inconsistente e contraditória - ela precisa ser, ela existe através da contradição. A vida existe através da morte; portanto, sempre que você estiver realmente vivo, também sentirá a morte. Todo momento de grande vida também será um grande momento de morte. Todo momento de grande felicidade também será um grande momento de tristeza. Precisa ser assim.
A fantasia pode fazer uma coisa: pode criar o inferno ou pode criar o paraíso. A fantasia é muito consistente; ela não pode criar o paradoxo.