Primeiro você precisa se dar conta de que está carregando uma falsificação, uma moeda falsa. É claro, isso o deixa triste. Você sente como se tivesse perdido algo, mas, na realidade, você nunca o teve.
As pessoas acham que têm compaixão. A compaixão é uma qualidade muito rara. Pena é possível, mas a compaixão é algo muito elevado. Porém, quando você vier a sentir que não tem qualquer compaixão, haverá uma possibilidade de tê-la.
Este é o problema com as coisas falsas: se o seu bolso estiver cheio de moedas falsas e você achar que é rico, por que se preocupar? Uma vez ciente de que você é um mendigo e de que todas as moedas são falsas, subitamente você fica triste, porque todo o dinheiro está perdido. Mas agora você pode descobrir onde e como obter dinheiro verdadeiro.
No momento você não pode fazer a distinção entre o que é real e o que é irreal. Somente quando surgir uma consciência muito integrada, você será capaz de fazer a distinção. Não é que algumas coisas sejam reais em sua vida e outras sejam irreais. Nesse estado inconsciente, tudo é irreal como um sonho, mas tudo parece real.
Em um outro estado, quando você acordar, quando se tornar um buda, tudo será real e nada será irreal. Assim, não se trata de algumas coisas serem reais e outras irreais. Se você não estiver consciente, tudo será irreal. Se você estiver consciente, tudo será real. Mas você será capaz de saber o que era irreal somente quando estiver desperto, e não antes.