A culpa sempre cria esquizofrenia. Se a culpa for muito profunda, ela poderá criar uma divisão real.
Não existe divisão entre o mundo e a espiritualidade, mas a divisão surge devido ao fenômeno da culpa. Dessa maneira, a culpa precisa ser abandonada. Não que você precise juntar a espiritualidade e o mundo; eles estão juntos. Não há como separá-los. Você precisa entender a sua culpa e abandoná-la; do contrário, a culpa sempre cria esquizofrenia. Se a culpa for muito profunda, ela poderá criar uma divisão real. Uma pessoa pode realmente se tornar duas e de tal modo que uma pode não ficar ciente da outra. A divisão pode se tornar tão grande que os dois aspectos nunca se encontram; não há encontro.
Você precisa entender a sua culpa. Mova-se tão naturalmente quanto possível e não categorize uma coisa como "espiritual" e uma outra como "mundana". A própria categorização está errada, porque então a divisão começa. Uma vez rotulado algo como espiritual, subitamente você condenou o mundo. Quando você diz que algo é mundano, a divisão entrou. Não há necessidade disso.
Você não divide quando vê a lua na noite e a desfruta, e um dia você vê uma criança sorrindo e desfruta isso. O que é espiritual e o que é material? Você vê uma flor se abrindo, algo se abre em você e você se deleita com a experiência. A comida está sendo feita, o aroma está ótimo e há um deleite no ar. O que é espiritual e o que é mundano?