215 - Energia

Quando a árvore está transbordante de vitalidade, ela desabrocha e floresce. As flores são um luxo. Somente quando você tiver bastante e não puder contê-las, elas irromperão.

A espiritualidade é um florescimento, é o luxo supremo. Se você estiver transbordante de vitalidade, somente então algo como uma flor dourada desabrocha em você. William Blake estava certo quando disse: "Energia é deleite." Quanto mais energia você tiver, mais deleite terá.

O desespero surge porque a energia vaza e as pessoas se esqueceram de como contê-la. A energia está vazando em mil e um pensamentos, preocupações, desejos, imaginações, sonhos e memórias. E a energia está vazando em coisas desnecessárias que podem ser facilmente evitadas. Quando não há necessidade de falar, as pessoas insistem em falar; quando não há necessidade de fazer coisa alguma, elas não podem se sentar em silêncio, elas precisam "fazer".  

As pessoas estão obcecadas pelo fazer, como se o fazer fosse algum tipo de tóxico; ele as mantém embriagadas. Elas permanecem ocupadas para não terem tempo de pensar nos problemas reais da vida. Elas se mantém ocupadas para não darem de cara consigo mesmas. Elas estão amedrontadas, amedrontadas com o abismo que está abrindo a boca por dentro delas. É assim que a energia vaza, e é por isso que você nunca tem muito dela.

Você precisa aprender a abandonar o desnecessário. E 90% da vida comum é desnecessária; ela pode ser facilmente abandonada. Seja praticamente telegráfico, mantendo apenas o essencial, e terá tanta energia de sobra que um dia, subitamente, começará a florescer, por nenhuma razão.


Amor (52)
Meditação (32)
Liberdade (25)
Consciência (21)
Aceitação (18)
Ego (16)
Medo (14)
Silêncio (14)
Vida (11)
Responsabilidade (9)
Felicidade (9)
Presente (9)
Verdade (9)
Mente (9)
Ser (9)
Transformação (8)
Bem-aventurança (8)
Raiva (7)
Deus (7)
Experiência (7)
Ignorância (6)
Crescimento (6)
Harmonia (6)
Culpa (6)
Coração (6)
Natureza (5)
Energia (5)
Observar (5)
Novo (5)
Aceitar (5)
Entrega (5)
Interior (5)
Decidir (5)
Autenticidade (5)
Percepção (5)