A concentração segue o interesse; ela é uma sombra do interesse.
Se você sente que está tendo pouca concentração, nada pode ser feito diretamente em relação a ela, mas algo precisa ser feito em relação ao interesse. Por exemplo: uma criança sentada na escola começa a escutar os pássaros cantando lá fora e se concentra completamente em seus sons. O professor grita: “Concentre-se!”, e a criança não pode se concentrar na lousa; sua mente retorna repetidamente aos pássaros. Eles estão tão felizes... ela está realmente interessada neles, e sua concentração está ali.
O professor diz: “Concentre-se!” Ela está concentrada; na verdade, o professor está distraindo-a de sua concentração. Mas o professor deseja sua concentração em algo no qual ela não tem interesse; por isso que ela acha difícil se concentrar.
Assim, lembre-se sempre: se você sentir que está se esquecendo de coisas, isso simplesmente significa que em algum lugar o interesse está faltando, ou que você tem algum outro interesse. Talvez você deseje ganhar dinheiro a partir daquilo, e está seguindo isso; não é o dinheiro, mas não no trabalho, então começará a se esquecer de coisas. Observe seu interesse.
E não importa o que você esteja fazendo: se o estiver fazendo com profundo interesse, não haverá necessidade de se preocupar com a lembrança - ela simplesmente virá. Comece a ter mais interesse. Permaneça no momento, tenha mais interesse no que estiver fazendo, e depois de dois ou três meses perceberá que a memória seguirá o interesse.