204 - Apenas Isto

Esta é a própria essência da meditação: apenas isto. Permanecer consciente apenas "disto" é meditação – percebê-lo, observá-lo, sem condenação, sem avaliação, apenas permanecendo como um espelho.

A mente pode viver somente no passado e através do passado, ou no futuro e através do futuro. O momento presente se torna seu túmulo: a mente não pode existir no "isto". E estar em um estado de não-mente é estar em meditação.

Esse pode se tornar um dos maiores segredos. Ele pode se tornar a própria chave para abrir a porta do divino. Quando algo estiver passando pela mente, lembre-se: apenas isto. Não diga que isto é bom, não diga que é ruim; não compare. Não deseje que algo seja diferente. Seja lá o que for, é, e tudo o que não for, não é.

Todo o mundo cria muita infelicidade a partir dessa tensão. As pessoas tentam atingir aquilo que não é e tendem a se esquecer daquilo que é.

Por exemplo, quando você chora, em seu interior faça disso uma meditação. Lá no fundo, simplesmente diga: apenas isto. Não avalie, não pense que poderia ser diferente, não pense no que os outros acharão. Deixe acontecer e seja um observador sereno e distante.
Chorar não é bom nem mau – nada jamais é bom ou mau, as coisas simplesmente são. Se você não julgar, a mente começará a desaparecer. E perceber a realidade sem a mente é perceber a verdade.


Amor (52)
Meditação (32)
Liberdade (25)
Consciência (21)
Aceitação (18)
Ego (16)
Medo (14)
Silêncio (14)
Vida (11)
Responsabilidade (9)
Felicidade (9)
Presente (9)
Verdade (9)
Mente (9)
Ser (9)
Transformação (8)
Bem-aventurança (8)
Raiva (7)
Deus (7)
Experiência (7)
Ignorância (6)
Crescimento (6)
Harmonia (6)
Culpa (6)
Coração (6)
Natureza (5)
Energia (5)
Observar (5)
Novo (5)
Aceitar (5)
Entrega (5)
Interior (5)
Decidir (5)
Autenticidade (5)
Percepção (5)