2 - Amadores e Peritos

Todas as grandes descobertas são feitas por amadores.

No início de um novo trabalho, geralmente você é muito criativo e fica profundamente envolvido, com todo o seu ser nele. Então, aos poucos, à medida que você se familiariza com o território, em vez de ser inventivo e criativo, começa a ser repetitivo. Isso é natural, porque, quanto mais habilidoso você se torna em qualquer trabalho, mais repetitivo você fica. A habilidade é repetitiva.

Dessa maneira, todas as grandes descobertas são feitas por amadores, porque uma pessoa habilidosa tem muito a perder. Se algo novo acontecer, o que acontecerá com a velha habilidade? A pessoa aprendeu por anos e agora se tornou uma perita. Assim, os peritos nunca descobrem coisa alguma, nunca ultrapassam o limite de suas destrezas. Por um lado, ficam cada vez mais habilidosos e, por outro lado, tornam-se cada vez mais obtusos e o trabalho parece ser um estorvo. Agora nada existe de novo que possa excitá-los - eles já sabem o que irá acontecer, sabem o que irão fazer, sem qualquer surpresa.

Aqui está a lição: é bom atingir a habilidade, mas não é bom se acomodar nela para sempre. Quando surgir em você a sensação de que agora as coisas estão parecendo batidas, mude, invente algo, acrescente algo novo, elimine algo velho. Fique novamente livre do padrão - o que significa ficar livre da habilidade - e torne-se de novo um amador. Tornar-se novamente um amador exige coragem e atrevimento, mas é assim que a vida se torna bela.


Amor (52)
Meditação (32)
Liberdade (25)
Consciência (21)
Aceitação (18)
Ego (16)
Medo (14)
Silêncio (14)
Vida (11)
Responsabilidade (9)
Felicidade (9)
Presente (9)
Verdade (9)
Mente (9)
Ser (9)
Transformação (8)
Bem-aventurança (8)
Raiva (7)
Deus (7)
Experiência (7)
Ignorância (6)
Crescimento (6)
Harmonia (6)
Culpa (6)
Coração (6)
Entrega (5)
Natureza (5)
Energia (5)
Observar (5)
Novo (5)
Aceitar (5)
Percepção (5)
Compreensão (5)
Interior (5)
Decidir (5)